ARTIGOS

Páginas

terça-feira, 5 de abril de 2011

Artigo De Rua Entrevista O Grupo Versu2

Desde que os Mc’s Coscarque e Blequimobiu formaram o grupo de rap Versu2, em 2008, novas tendências do estilo foram agregadas ao já conhecido formato. As batidas baseadas em música americana se viram inovados com o ritmo e suingue baiano. Suas letras e rimas falam do cotidiano urbano, emoções, anseios, contradição, dualidade humana, e a mensagem original do Hip-Hop (Paz, amor, diversão e conhecimento). O grupo fala um pouco sobre o trabalho e as novidades confira: 




Artigo De Rua: Quando a Versu2 surgiu e como foi o início? 
Versu2: O grupo surge em 2007 bem antes da música, na minha amizade com o Coscarque, nos encontrávamos sempre pra falar de música, de como poderíamos ajudar a mudar a situação do Hip-Hop em Salvador e outras questões que todos que amam o Hip-Hop e o querem melhor pensam diariamente. A gente estudava os grupos, o que tinha de certo e errado em nossa visão, o que iríamos e não iríamos fazer, coisas deste tipo, visão pro futuro.

Daí em 2008 criamos a festa Fora de Órbita, aliais o nome já existia desde 2004 quando eu lancei o disco da Testemunhaz, grupo que eu (Blequimobiu), Daganja, Dimak e Fall Clássico fazíamos parte. Então a festa cresceu e fomos moldando a cena de acordo com aquilo que acreditamos. Só em 2009 foi que escrevemos as primeiras letras e passamos a tocar.

Artigo De Rua: Quem são os integrantes? 
Versu2: Hoje somos Blequimobiu, Coscarque e DJ Gug.

Artigo De Rua: A formação do grupo foi essa desde o inicio? 
Versu2: Não, já colaboraram musicalmente com o grupo DJ Leandro, DJ Índio, DJ Jarrão, MC Spock e MC Representativo

Artigo De Rua: Por que o nome "Versu2"? 
Versu2:  Era pra ser Versus, fiquei com medo de ter outro grupo com este nome, por ser simples demais e pensei em escrever Versuz, daí quando tava desenhando uma marca no lugar do Z digitei o 2 e curti, falei pro Coscarque, ele disse que era meio louco mais curtiu também, acho que o 2 representa nossa dualidade na forma de ver o mundo, somos muito diferente um do outro em quase tudo, menos no amor pela música então acho que o dois marca isto.

Com a chegada de DJ Gug as coisas se equilibraram mais e estamos juntos a quase um ano.


Artigo De Rua: O Rap baiano cresceu bastante nos últimos anos, os grupos tem mostrado mais vontade nos shows evoluirão muito. E a Versu2 fez parte de tudo isso como vocês vêem esse processo? 


Versu2:  Acho que nossa contribuição neste processo vem da nossa vontade de sempre nos superar, nunca superar ninguém, apenas a nós mesmo. Nossos eventos buscam superar o que fizemos antes.

Já nossos shows são espontâneos nunca repetimos o mesmo show por três vezes, sempre levamos os amigos pra participar, mudamos as bases, deixamos as influências falar livremente.

Somos cientes desta influencia nos outros grupos, de como, por exemplo, o clipe Segredo da Harmonia influenciou outros grupos a lançar um clipe com boa produção e tal, isto era inédito na Bahia, o pessoal acreditava que só pudesse fazer isto em São Paulo e tal. Hoje temos outros clipes muito legais.


Artigo De Rua: Como vocês vêem a rapaziada que estão chegando com novos estilos. 


Versu2: Eu escuto rap há algum tempo e vou te dizer, num tem nada de novo ai, hehehe! Tem uma evolução nos MCs com o flow, uma evolução nos DJs com suas técnicas, mas musicalmente as coisas estão se repetindo a muito tempo. Tem uma timbragem que chamam de nova, mas é bem parecida com o que era usada no fim dos anos 80 e inicio da década de 90, a mixagem mudou, mais os timbres são muito parecidos, os temas eu acho todos parecidos, já tínhamos MCs falando do tênis dele na década de 80, de amor e crime nos anos 90, e por ai vai.

Nós fazemos rap, não estamos preocupados em inovar com nada, usamos e abusamos de muitas influencias e não queremos nos definir ou limitar com um estilo, queremos liberdade artística, foi assim que surgiu o a música “Que som é este?” produzido por Representativo e que foi de verdade a primeira mistura de Hip-Hop e Axé, dizem que Ivete Sangalo ouviu e gostou, pena que nunca nos ligou, hehe! 

Artigo De Rua: O grupo se apresentou com vários MC's e grupos da Bahia e de outras regiões brasileira. Como vocês vêem essa oportunidade para o grupo e para o rap baiano? 
Versu2: Somos privilegiados pela amizade que conquistamos por todos estes anos, a maioria dos artistas que nos relacionamos são amigos dividem com a gente uma relação humana antes da profissional e daí estas parcerias são bem tranqüilas, fico feliz de poder ir a várias cidades do Brasil e ter onde dormir e amigos pra ir aos lugares que eles curtem, isto é foda.

Acreditamos que os artistas que levamos a Salvador através da Positivoz e seus eventos, deram a nós e a outros artistas que puderam aproveitar o momento, a oportunidade de trocar muitas informações, visões que nos ajudaram a entender melhor o Hip-Hop em outras regiões, mas volto a falar, a amizade construída com cada um deles não tem preço, é papo de vida.



Artigo De Rua: No final de 2009 foi lançado o vídeo clipe "Segredo da Harmonia” como foi o processo de criação, direção e produção do vídeo? 


Versu2: O clipe é um pouco de minha adolescência, de minha vida pelo centro de Salvador, buscando harmonia na arte, nas ruas, nas pessoas. Tive a idéia do roteiro, passei pra Felipe Franka que dirigiu e teve a produção de Gisela Stangl e mais um monte de amigos fodas, gastamos uma grana com o aluguel de equipamentos e tái, gerando frutos até hoje.


Artigo De Rua: Logo após lançar o vídeo no final de 2009, em janeiro de 2010 foi lançado o concurso de remix da música "Segredo da Harmonia". Como surgiu essa ideia? 


Versu2: A idéia já existia antes do clipe, só esperamos o melhor momento, um momento em que o Brasil tivesse olhando pro rap na Bahia e o clipe ajudou com isto.

Nossas idéias surgem de nossas demandas, queríamos nos aproximar de produtores do Brasil todo, queríamos saber como eles fariam nosso som soar e um dos caras que nos aproximamos muito foi o Laudz, ficamos quase um ano conversando e agora temos um outro EP pronto todo produzido por ele que vamos lançar em agosto, será nosso primeiro EP Oficial.


Artigo De Rua: Em 2010 foram varias apresentações da Versu2, qual show vocês mais se identificarão? 


Versu2: Na verdade 2010 tocamos bem menos que em 2009, por conta da termos produzido menos eventos com a Positivoz. Mas um show que curtimos muito foi uma espécie de acústico que fizemos só com beats de jazz rap e com um flow bem mais leve, este show teve muitos elogios legais. Fomos ao Ceará pela primeira vez, foi muito massa também, e o Festival de Verão Salvador, que num foi bem um show, mas foi de fuder estar com DJ BIG T (Suíça) no palco interagindo com um dos maiores público que já tocamos.


Artigo De Rua: Hoje o rap brasileiro tem ouvintes de varias tribos e gostos, muitos nem pelo rap em geral mais por um grupo, o estilo da musica. Como é o publico da versu2? 


Versu2: Cara, nossos primeiros shows foram em festivais de rock, festa de música eletrônica, em livrarias, escolas e sempre com a idéia de levar o rap aonde ele num tinha ido, mas sem perder nossa essência. Deixamos admiradores por onde passamos, pela nossa maneira de se relacionar com o público no palco e fora dele, a música é o elo, mas nossa idéia com o grupo é passar uma mensagem, fazer amizades e celebrar a liberdade artística, quem se identifica com esta proposta é público da Versu2.


Artigo De Rua: Como é quando estão escrevendo, pensam no publico ou deixa as coisas acontecer? 


Versu2:  Eu penso em fazer as pessoas pensarem sobre o que estou falando, algumas vezes a poesia fica um pouco complicada, em outras procuro deixá-la o mais acessível possível, tudo é o sentimento, o momento, nos últimos tempos escrevi algumas rimas pensando em o público cantar junto, achei legais, mais não é nosso foco esta parada de hits do momento, sonhamos em daqui a 10 anos ter um som feito hoje e que as pessoas o considere atual, que tenha mudado a vida das pessoas como algumas músicas mudaram e mudam as nossas.


Artigo De RuaRap independente: no Brasil são poucos os grupos que trabalham com as gravadoras. Qual é a visão do grupo sobre isso?  Um corre independente do jeito que vocês querem e pensaram pra se pá se prender a gravadora? 
Versu2: Comercialmente seria muito bom ter mais artistas em gravadoras grandes ocupando espaços em TV, Rádios, sons nas novelas e blá blá blá...

Acho que no Brasil o pessoal confunde Rap Pop com Rap pra pista, como é que vamos popularizar o rap usando timbres e efeitos usados nas pistas americanas? Nunca! Eu curto os Raps Pop americanos, mas não é mudando o idioma que vamos conquistar a massa no Brasil.

Acho que isto ainda vai acontecer no Brasil, quando os artistas daqui se ligarem como o D2 fez, manteve a raiz do rap e abrasileirou, levou pro povo, mas daí num dá pra sair imitando o cara, tem que se achar, se encontrar com a música.

Outra realidade é que o mercado americano teve investimento do crime, muito dinheiro do tráfico foi lavado criando os selos, gravadoras e produtoras, os artistas se tornaram sócios e não empregados como muitos aqui sonham em ser.

A Positivoz / Um só caminho... é nossa gravadora, nosso selo, nossa produtora, se alguma outra oferecer uma parceria estaremos aberto a conversar e discutir propostas, mas não acreditamos que tenhamos o perfil de uma major como a Sony, Warner e tal.


Artigo De Rua: 2011: Em breve esta chegando nas rua o tão esperado EP do grupo intitulado "Apresento meus amigos". O EP tem data para ser lançado?
Versu2: O EP “Apresento meus amigos” é um promocional, e vamos lançar agora em Abril, ele é uma compilação com várias faixas que gravamos com artistas que podemos chamar de amigos pelo respeito que temos.



Ele é fruto de uma certa pressão que estamos sofrendo do público em não termos nada na rua, em depois dos shows não ter nenhum registro pra guardar, então vamos lançar esta compilação.

Nosso primeiro EP oficial vai sai em Agosto, com uma produção mais cuidada, pensada, e com o feedback deste promocional.






Artigo De Rua: Fale sobre esse trabalho. Quem assinou nas produções e mixagem? 


Versu2: Esta compilação é parte de música que gravamos no inicio de 2009, outras que gravamos no decorrer deste tempo sem pretensão de sair em discos nem nada, eram pra ser soltas como singles e ficaram paradas, ai agora resolvemos juntá-las e por num EP Promo.

As produções são de uma galera nova no cenário, mas de um talento impar, nomes como: Abel Vargas, Afinado R., Representativo, Haggar, Cdois

A mixagem é do nosso amigo Afinado R. que está também colocando na rua o disco do In.Vés que também é uma parceria do selo dele, o Coro de Rato, da Santa Fé (selo de Daganja) e da Positivoz.



Artigo De Rua: O EP vai ser lançado pelo selo Positivoz? 


Versu2: Positivoz, Um só caminho... e MuroBR.


Artigo De Rua Vários nomes farão parte desse projeto como foi o processo de gravação e produção?

Alguns nomes são de outras região, como fizeram?Quem são os participantes? 


Versu2: Gravamos maioria das faixas em 2009 no estúdio Estopim com Fabiano Passos, É Quente eu gravei pro EP do OtraVidda em 2010 daí o disco ainda não saiu e os parceiros liberaram pra este projeto, outras gravamos agora no inicio de 2011 todas sem nenhuma idéia de como a lançaríamos.

Participa MC Doga Love e o produtor Abel Vargas na faixa “Incomparáveis”. Na faixa “Pagaria pra ver”, Iure Afinado produziu e também canta. A música “Meu Habitar” tem produção de Representativo, baixo de Júlio Caldas e participa dela o rapper Shing02 do Japão e a cantora de jazz Emi Meyer dos EUA. “Carta na Manga” é mais uma faixa produzida por Representativo e reúne antigos amigos de estrada, MC Daganja e Fall Clássico. A faixa “Cerimônia” foi produzida por Haggar e o mesmo rima com Diego 157. “É Quente” é uma faixa produzida por CDois e nela participa o grupo OtraVidda.

De outra região não tem ninguém, teria um remix da faixa “É Real” que gravei com o Peqnoh e o Daniel Garnet de SP, mas não ficou pronta a tempo. Temos uma produção do Abel Vargas de SP, um amigo que estamos desde de 2010 em contato constante e logo vamos fechar uma parceria musical que vai ser foda.

Daí o que rolou foda também foi conhecer os gringos Shing02 do Japão e a Emi Meyer dos EUA que nos foram apresentados quando gravávamos no estúdio Estopim através do produtor cultural Big Bross e numa conversa, vimos muitas afinidades, daí rolou a sintonia e a faixa tái.


Artigo De Rua: Como foi trabalhar com esse time?

Versu2: Fácil e divertido, todos amigos e talentos natos, só temos a agradecer a cada um deles.


Artigo De Rua: A Versu2 tem outro projeto para este ano? Outro vídeo ou mais um EP? 


Versu2:Temos outro EP produzido pelo beatmaker Laudz de Curitiba e devemos lançar em agosto, será nosso EP Oficial, as participações vamos manter em segredo ainda.

Queremos fazer um clipe pra este EP Promo, já temos a idéia de como vai ser. E tem um vídeo de uma música ainda inédita que na verdade nem vai ser um clipe, será um curta-metragem e vamos filmar fora de Salvador com uma produtora e vários amigos de cinema que abraçaram a idéia.


Artigo De Rua: O ano esta apenas começando qual o objetivo do grupo para este ano?

Versu2: Nosso foco é viajar, tocamos em quase todas as festas de Salvador, trouxemos vários amigos pra tocar na cidade, acho que colocamos de uma forma ou de outra a Bahia na rota do Rap, nossas ações foram pautas em quase todos os sites e blogs de Hip-Hop e cultura urbana e isto deu visibilidade a muitos artistas daqui, foi bom mais é hora do próximo passo.



Agora é hora de expandir, de circular Brasil a fora, temos vários convites, idéias pra tour com outros artistas, queremos tocar, e muito, em todo lugar.


Artigo De Rua: Como esta à agenda do grupo? Muito trampo por onde estarão? 


Versu2: Conversas em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Ceara, Recife, interior da Bahia, várias conversas sendo desenvolvidas queremos fechar todas, estamos trabalhando em uma tour que ainda num posso revelar o roteiro, mas se você que nos ler e quer ver nosso show por ai fortalece nas redes sociais e vamos fazer acontecer de uma forma ou de outra.






Artigo De Rua Microfone aberto seja feita suas palavras. Solta a voz e manda ver. 


Versu2: Um só caminho... fortaleça a cultura, compre os discos, vista as camisas, vá aos shows, respeite os mais velhos, e busque sempre conhecimento, é a base


O grupo se apresenta em belo horizonte nos no "duelo de mc's" na " Bumbep" e no Lançamento do "Coletivo Bambata"



Imagens por :  Fernando Gomes








Versu2 - O Segredo Da Harmonia

Versu2 - Na Caminhada

Versu2 - Pra Fazer O Que Gosta

Versu2 - Que Som É Este




Confira:

Versu2

Myspace

Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Videos Em Destaque

AGENDE - SE

ARTIGO DE RUA